dormir pode aumentar a sua produtividade?

Como é que dormir pode aumentar a sua produtividade?

Numa era competitiva como a atual, de permanente atualização e mudança, saiba que tornar o seu sono numa prioridade poderá contribuir de forma significativa para o avançar da sua carreira. A qualidade do descanso impacta de diferentes maneiras no desempenho profissional. Deixo-lhe algumas dicas de como dormir pode aumentar a sua produtividade. 

Maior capacidade de foco e concentração. Quando está cansado, a sua mente tem menos energia para se dedicar a atividades simples como o processamento de entradas sensoriais, o que se designa de vigilância. Por oposição, uma noite bem dormida permite-lhe focar-se com menos esforço e por períodos de tempo mais longos, sem se distrair. Adicionalmente, conseguirá recuperar mais rapidamente o seu foco no alvo da sua atenção após uma interrupção, comparativamente a alguém que não tenha tido uma boa noite de sono.

Melhores Decisões. Estar cansado despoleta um efeito no nosso cérebro semelhante ao estar embriagado e as repercussões aumentam proporcionalmente à duração da privação de sono. Estar acordado durante 24 horas afeta a mente de uma forma idêntica à da ingestão de alguma quantidade de álcool, o que naturalmente cria confusão mental e favorece indecisão. Quando descansa bem consegue aceder e processar mais informação de forma eficaz, o que favorece a sua capacidade de tomada de decisão. Poderão ser decisões de momento, mais simples ou mais complexas, todas beneficiarão de um sono de melhor qualidade.

Melhor Memória. Descansar bem é um elemento crítico para consolidar as aprendizagens feitas durante o dia. Quando dorme mal a sua memória de trabalho diminui e a informação arquivada fica com acesso mais dificultado.

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Maior Capacidade de Resolução de Problemas. Durante o sono o seu cérebro processa os eventos do dia, organizando os vários tipos de memórias e comparando os desafios atuais com experiências passadas. Desta forma, dormir auxilia na resolução de problemas, acedendo-se a mais soluções e ideias criativas.

Menos Erros. Mesmo que o sono esteja apenas moderadamente afetado, o seu tempo de resposta ficará 50% mais lento e a sua taxa de eficácia diminuirá, mesmo em pequenas tarefas. Por contraste, quando assegura um descanso de qualidade o seu ritmo de trabalho e a sua capacidade de concentração são superiores, a par de uma menor incidência de erros.

Mais prevenção de Burnout. Dormir menos de 6 horas cada noite é um dos melhores preditores de desenvolvimento de um quadro de Burnout, isto é, uma síndrome de exaustão emocional, despersonalização e perda de realização pessoal, com custos pessoais e corporativos elevados.

Maior Bem-estar emocional e Estabilidade. Os cérebros com privação de sono são mais reativos, especialmente a situações negativas. Devido às alterações químicas e hormonais que se dão, o seu corpo tende a ficar num estado de alerta permanente, num modo de resposta ataque-ou-fuga. Desta forma, a capacidade de lidar com situações adversas é menor. Por contraste, um sono de qualidade permite uma melhor regulação emocional e por consequência uma maior capacidade de gerir o stress e situações adversas. Favorece igualmente uma perspetiva mais positiva da realidade, o que tenderá a revelar-se produtivo não só para si como para aqueles que o rodeiam.

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Mais Saúde Física. Dormir regenera o nosso corpo, permitindo uma recuperação do desgaste diário seja através da reparação de músculos seja pelo reabastecimento das reservas de gordura e açúcar que os nossos corpos usam como energia. É durante o nosso descanso que se dá a reposição de níveis fisiológicos, atualizações orgânicas críticas, integração e consolidação de aprendizagens e memórias, processamento de emoções e desenvolvimento de processos criativos. Dormir bem favorece o nosso funcionamento diário, potenciando um equilíbrio químico e hormonal, nivelando o apetite e reforçando o sistema imunitário.

Se quer assegurar um corpo e um cérebro saudáveis, capazes de um desempenho cognitivo superior a par de uma performance mais eficaz, cuide do seu sono.

Na base de uma carreira de sucesso está um descanso de qualidade. Quanto mais priorizar o seu sono, mais estará a assegurar a sua capacidade de marcar pela diferença no seu dia-a-dia e de otimizar as suas horas laborais.

É assim importante ter bons hábitos de sono pelo que, no caso de sentir distúrbios do mesmo, deverá procurar um profissional de saúde que o auxilie e aconselhe.

 

  Publicado por Filipa Jardim da Silva