começar uma rotina de treino

Chegou o seu dia? É agora que quer começar uma rotina de treino?

Se vai iniciar ou recomeçar a atividade física comece devagar. Faça uma evolução gradual e dê tempo a que ocorram as adaptações necessárias no seu organismo, se o fizer vai evitar lesões. Não tenha pressa, o importante é começar.

Se as desculpas são as suas melhores amigas, fique com estas 10 dicas para começar a sua rotina de treino. Certamente vão ajudá-la a ultrapassar todas aquelas fases em que acaba por desistir.

10 DICAS PARA COMEÇAR A SUA ROTINA DE TREINO

  1. Faça do primeiro dia um dia a festejar mensalmente

Coloque no frigorifico um post it com a data em que deu inicio à sua atividade física. Pese-se e meça os seus braços, peito, abdómen (meça pela linha do umbigo), quadril (ancas) e coxas. Registe a sua evolução.

 

  1. Comece por exercícios básicos

Nos primeiros dias de exercícios o seu corpo vai dar sinal apresentando dores. É aqui que tem que ser mais forte do que nunca porque este pode ser um dos maiores fatores para desistir, Mas não o vai fazer, as dores passam e mesmo que não passem no imediato faça o seu treino mesmo com dor. Acredite que ajuda a passar. Naturalmente que falamos de ligeiras dores musculares e normais quando se inicia a prática de atividade física. Se sentir dores mais intensas deverá ter o cuidado de cessar o exercício e aconselhar-se com um profissional.

 

  1. Estabeleça objetivos reais e metas semanais

Aqui o pior inimigo é colocar objetivos que não são reais. Por exemplo, imagine que quer perder 10 kg. Não deve estabelecer 1 mês para esse objetivo. Tem que ser realista e jogar pelo seguro. Surpreenda-se, 2,5 kg por mês é ótimo. Vai certamente adorar chegar ao fim do mês e ver a sua primeira meta atingida.

 

  1. Coloque o treino na sua agenda como se de um compromisso de trabalho se tratasse

Esta dica é ótima. Sabe porquê? Porque somos experts no que toca a arranjar desculpas para não treinar. Tudo serve. Mas tem que encarar o treino como um compromisso. Imagine que tem na sua agenda que vai trabalhar das 9:00h às 13:00h, não acredito que vá faltar só porque está frio, ou porque está calor, ou porque está com uma dor de cabeça ligeira, entre tantas mas tantas desculpas que damos para não treinar. Coloque na sua agenda o seu treino. É para si, para a sua saúde física e mental. Você merece e acredite que a sua vida não muda para pior só porque aquela hora é para si. Pelo contrário, vai ficar orgulhosa/o de si mesma/o.

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  1. Faça o que mais gosta 

Tanta gente que detesta treinar. Isto porque nunca começou ou se começou não teve apoio para conhecer tantos exercícios que existem, por isso faça o que mais gosta. Tudo se torna mais fácil. Comece a sentir prazer no treino.

 

  1. Divirta-se

Treinar não é sinónimo de sacrifício. Torne o seu treino divertido, fale, ria, deite cá para fora o que lhe vai na alma. Solte-se. Liberte-se.

 

  1. Se o seu problema é tempo faça o seu treino de manhã 

Se o seu maior inimigo é o relógio, faça o teu treino logo de manhã. Treine e vá trabalhar. Custa acordar cedo? Custa, mas vai ver que depois a recompensa faz com que toda essa “dor” de acordar cedo seja esquecida. Assim pode treinar, trabalhar, ir para casa para junto da família ou até mesmo a compromissos sociais que possa ter ao final do dia. Mas… se pensar, o seu treino já foi feito e esse já ninguém nem nada  o tira.

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  1. Mostre que é você que manda em si

Infelizmente são mais as pessoas que não acreditam nas suas capacidades do que aquelas que acreditam. Vão ser mais aquelas que lhe vão dizer “ vá, deixa lá o treino hoje” do que aquelas que lhe vão dizer “ vá, nada disso, vai treinar”. É aqui  que tem que ser forte. Não permita que lhe deitem os seus objetivos por terra. Acredite em si. Nada é impossível. Nada. E vocênão é diferente de ninguém.Você é capaz.

 

  1. Encontre um profissional que não o deixe desmotivar

Se tiver oportunidade de o fazer, treinar com um Personal Trainer poupa-lhe algumas dicas dadas atrás. O treino é personalizado para si. Porque você é um ser único. Não existe ninguém igual a si. A motivação dada pelo Personal Trainer não vai permitir que desista. O compromisso ajuda no seu sucesso.

 

  1. Música para os seus ouvidos

A música ajuda. Crie uma playlist e treine com música. Divirta-se. Vai ver que nem dá pelo tempo passar.

 

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  Publicado por Sofia Veiga