EXERCÍCIOS NO ESCRITÓRIO

Uma das desculpas que se ouve com alguma frequência é “não tenho tempo para fazer exercício por causa do trabalho”. A verdade é que é possível conjugar as duas coisas sem prejudicar o seu trabalho e os seus colegas. E se algum dos seus colegas fizer algum comentário, não dê importância, experimente desafiá-lo a fazer o mesmo.

Exercícios que vão alongar e fortalecer os seus músculos também vão ajudar a aliviar o stress no escritório. A sua entidade patronal vai agradecer e o seu corpo também.

Tire todos os benefícios destes 10 exercícios e deixe-se transportar para uma sensação de bem-estar, como se de uma tarde de sol junto à praia se tratasse:

  1. Esticar as pernas na cadeira
    Exercícios no escritório - 1

Sentado/a na cadeira, mantenha a coluna alinhada e estique as pernas o máximo que conseguir e permaneça nessa posição 10 segundos regressando de seguida à posição inicial. Repita este movimento 12 vezes por duas vezes.

  1. Rodar o pescoço

Exercícios no escritório - 2

Com a coluna alinhada e encostada à cadeira, vire o pescoço para a direita e mantenha-se nessa posição 12 segundos. Vire para a esquerda e repita.

  1. Flexão do tronco

Exercícios no escritório - 3

Sentado/a com as costas encostadas na cadeira, contraia o abdómen, estique as pernas e coloque as mãos na cabeça. Faça a flexão do tronco em direcção às pernas o mais que possa. Inspire e volte à posição inicial. Repita este movimento 12 vezes por duas vezes.

  1. Rotação do tronco

Exercícios no escritório - 4

Sentando/a na cadeira com a sua coluna alinhada, faça a rotação do seu tronco para a esquerda e permaneça assim 5 segundos. Faça o mesmo para a esquerda. Repita o movimento 10 vezes para cada lado.

  1. Gémeos

Exercícios no escritório - 5

Aproveite o tempo que está em pé para se pôr em bicos de pés. Levante e baixe os pés 15 vezes. Repita por duas vezes.

  1. Step

Exercícios no escritório - 6

Deixe o elevador. Utilize as escadas para transitar de andar.

  1. Mãos

Exercícios no escritório - 7

Mexa cada um dos seus dedos. Abra, feche e faça a flexão dos mesmos.

  1. Abdominal

Exercícios no escritório - 8

Mantenha as costas alinhadas, eleve os joelhos acima da cadeira e mantenha-se nessa posição cerca de 20 a 30 segundos. Repita 10 vezes.

  1. Alongamento das costas

Exercícios no escritório - 9

Apoie as duas mãos na mesa alinhadas com os ombros. Estique os braços deixando-os junto às orelhas e mantenha a coluna alinhada. Permaneça 12 segundos assim.

  1. Alongamento das pernas

Exercícios no escritório - 10

Quando está parado em pé à conversa com um colega aproveite esse momento para alongar. Levante a perna atrás, segurando pelo pé. Mantenha essa posição cerca de 12 segundos. Se o seu colega ficar a olhar para si, diga-lhe “experimenta, vais-te sentir melhor.”

 

 

  Publicado por Sofia Veiga