E se lhe dissermos que a atividade física é fundamental para a sua saúde digestiva?

Se desconhecia este benefício da atividade física para a saúde digestiva, agora fica com mais um motivo para não querer fazer parte da grande percentagem de sedentarismo que temos em Portugal.

Saiba que:

  • a prática de atividade física regular de intensidade baixa/moderada acelera o metabolismo e o processo de digestão, facilitando assim a passagem dos alimentos para fora do estômago (esvaziamento gástrico)
  • durante a atividade física ocorre ainda a libertação de diversas hormonas que estimulam os movimentos intestinais, o que faz com que acelere o processo de condução do bolo alimentar pelo intestino e posterior evacuação.

Não vamos indicar exercícios específicos, mas quando pensa em abdominais o que lhe vem à cabeça é perder gordurinhas para ficar com a barriga lisinha, não é? Não se esqueça que não há milagres e que também é fundamental que a sua alimentação seja saudável e equilibrada. Mas não deixe de os fazer, sabe porquê? Porque ao fortalecer a musculatura abdominal favorece os movimentos intestinais que auxiliam o processo digestivo, reduzindo assim os problemas de flatulência (gases).

Os benefícios da atividade física para a saúde digestiva também estão associados a algo que nos persegue no dia a dia: o stress.

O sistema gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, depressão, mudanças bruscas de humor… E o que acontece? Quando estão sob stress, os músculos do abdómen contraem-se e podem causar espasmos dolorosos. Esta é mais uma das razões por que devemos praticar exercício físico, pois é, sem dúvida, uma das formas mais eficazes de combater o stress.

Mas cuidado, não exagere. Os exercícios intensos e de longa duração podem provocar sintomas gastrointestinais, como azia, cólica abdominal, perda de apetite, entre outros. Por isso, é importante que adapte o exercício à sua condição. E se ainda não sabe medir o seu limite, não deixe de se aconselhar!

 

mulheres a fazer execicio físico, ajuda na saúde digestiva

 

Não se esqueça: inclua a atividade física na sua rotina, como forma de promover uma boa saúde digestiva e prevenir/moderar complicações.  Os nossos clientes, quando dão inicio à atividade física, uma das primeiras alterações que sentem e verbalizam é, exatamente, a melhoria da saúde digestiva.

Deixamos-lhe então algumas dicas:

  • Encontre um desporto/atividade que goste e em que se sinta bem.
  • Não comece desde logo com exercícios de grande intensidade. A nossa capacidade física trabalha-se ao longo do tempo!
  • Por isso mesmo, vá aumentando de forma gradual a intensidade do exercício físico para que também se sinta desafiado.
  • Mantenha-se sempre hidratado.
  • Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, maioritariamente quando se vai mexer!

 

  Publicado por Sofia Veiga