atividade física pai e filho

Ainda está sentando no sofá?

Chegou o momento de se levantar. E de trazer os seus filhos consigo!

 

Nos dias que correm, são imensas as dificuldades e barreiras que a sociedade impõe aos pais,  limitando o tempo de qualidade que passam com os seus filhos. O que leva a que as crianças ocupem demasiado do seu tempo livre no mundo virtual, negligenciado a atividade física desde muito cedo. Mudar esta realidade e praticar atividade física para pais e filhos só depende apenas de si! Partilhamos consigo algumas ideias para investir no tempo que passa com os seus filhos, retirando inúmeros benefícios dos momentos em família e incentivando a que alimentem o prazer de “se mexerem”.

 

  • 0 aos 2 anos – Incentive o seu filho a acertar com uma bola numa caixa, lance de seguida a bola para as mãos do seu filho de novo, para que este a tente agarrar.
  • 2 aos 7 anos – Pegue num baralho de cartas com cores ou imagens. Retire uma carta e cumpra um desafio que é estipulado para a mesma. Por exemplo correr de um lugar para o outro, andar com um objecto na cabeça, passar uma bola uns aos outros sem deixar cair.
  • 7 aos 11 anos – Realize um percurso com obstáculos, por exemplo, rastejar por baixo de uma cadeira, saltar com um saco de um ponto a outro, andar com um pé amarrado a outro elemento da família.
  • A partir dos 11 anos – A partir desta idade ou mais cedo até, é importante que iniciem a prática de um desporto que lhes desperte curiosidade. O desporto é fundamental para que a criança adquira disciplina e sentido de responsabilidade.

 

A prática de actividade física em família reforça o elo de ligação e nunca se esqueça que os seus filhos estão de olho em si.

 

São os seus hábitos que o seu filho irá ter no futuro, porque é com eles que ele convive, e é a imita-lo que ele vai crescer. Por isso, “dê o exemplo”! Saia para a rua mais vezes e mostre como a atividade física para pais e filhos tem tudo para ser muito divertida.

 

Vamos a dicas? Integre estes exemplos de atividade física para pais e filhos na sua rotina familiar diária:

  • Usufruam de parques e espaços verdes ou de alternativas indoor na época mais fria
  • Andem de bicicleta
  • Façam uma boa caminhada
  • Se não sabe andar de patins leve o seu filho a praticar
  • Joguem futebol com ele
  • Façam pequenas corridas
  • Realizem exercícios funcionais básicos. Exercícios como: sentar e levantar de um banco, subir e descer de um banco, deitar-se de costas e fazer tesouras com as pernas, entre outros.

 

Se não consegue dar este passo sozinho procure ajuda junto de profissionais devidamente credenciados. Não procure desculpas, procure soluções. O seu filho ficará para sempre grato por ter incluído a atividade física no seu crescimento. E também por ter participado, acredite nisto.

 

  Publicado por Sofia Veiga