Sobremesas saudáveis para toda a família

 Sobremesas saudáveis para toda a Família

Segundo o preconizado pelas recomendações nacionais e internacionais, a Dieta Mediterrânica é um forte exemplo de uma alimentação aliada a um estilo de vida que melhor resultado traz em termos globais de saúde.

Pode-se argumentar que há outras Dietas, como a Atlântica por exemplo, que também trazem vantagens dada a sua riqueza nutricional e podemos inclusivamente alegar que a maior parte da nossa costa é atlântica e não mediterrânica. No entanto, fomos precocemente povoados por comunidades que provinham da bacia do mar mediterrâneo, daí que a nossa herança cultural seja mais deste mar do que do outro oceano.

À parte da valorização nutricional de ambas, o que traz afinal a Dieta Mediterrânica “a mais” do que outras dietas?

A importância que é dada a pressupostos que não são “apenas” alimentares, como o convívio que pode começar na cozinha, durante a confecção e terminar no que se vive em torno da mesa durante a refeição; reforçando deste modo também o conceito basilar de família, que se tem vindo a perder com o passar dos tempos.

Tipicamente, esta refeição é constituída por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Em lares mais desfavorecidos, a refeição fica muitas vezes desfalcada, resumindo-se a uma sopa e uma fruta, ou meramente uma sopa. Estes cenários já não são tão comuns hoje em dia, assistindo-se mais frequentemente à supressão da sopa e da fruta e a refeições constituídas apenas pelo prato principal. Nenhum destes casos é ideal…

      A refeição ideal é aquela que fornece a maior variedade e riqueza nutricional, ou seja, a tal que é constituída pelas 3 partes, garantindo que as fibras, as gorduras essenciais, a água, vitaminas e minerais da sopa e da fruta e as proteínas e os hidratos de carbono estejam presentes no prato principal.

Se quisermos ser empenhados numa alimentação rica e completa, podemos substituir a sopa de entrada e a fruta da sobremesa por algo diferente, e que nos forneça tais nutrientes.

Naturalmente não fará tanto sentido passar a petiscar salgadinhos de entrada nem a incluir açúcar à sobremesa. Podemos confeccionar sobremesas saborosas e saudáveis para toda a família que (não esquecendo a máxima do “com conta, peso e medida”) poderemos incluir na nossa alimentação. “Nem sempre, nem nunca” e, quando acontecer, que possamos escolher as melhores opções, deixando o açúcar refinado e as gorduras excessivas de lado, optando por sugestões mais saudáveis.

Em baixo pode encontrar algumas receitas deliciosas de sobremesas saudáveis para que possam desfrutar de refeições “à moda Mediterrânica”, sem excessos, e saudáveis para todos:

 

 Publicado por Ana Bravo